quarta-feira, 23 de março de 2011

Internet, acesso ao conhecimento

A Internet faculta todo e qualquer tipo de informação. Apesar da disponibilidade de inúmeros textos e artigos redigidos por renomadas Universidades e também de páginas com fundamento científico e comprometimento com a verdade, o excesso de dados obtidos em diversos sites de busca gera uma associação entre a divulgação e a credibilidade de informações.

Nessa overdose de notícias do mundo globalizado, na qual a Internet é usada como instrumento de estudo, é preciso filtrar tudo que se é lido, desde sua origem ao conteúdo e opiniões emitidas por meio deste. Apesar da criação da Biblioteca Digital Mundial, encontra-se muito lixo eletrônico, sem qualquer tipo de base ou veracidade. Para coletar informações corretas, é necessário realizar diversas pesquisas e selecioná-las através da vigilância epistêmica, pois a Internet inevitavelmente vincula credibilidade a tudo aquilo que se é divulgado.

Ao analisar um texto, é preciso depurá-lo desde seu desenvolvimento à síntese da ideia transmitida. Para isso, verifica-se a existência do ponto de vista explícito do autor ou sua imparcialidade. É interessante consultar diversas opiniões sobre a temática centra abordada e averiguar sob quais fundamentos foram elaborados o texto. A democratização da Internet atribuiu a qualquer pessoa, sem que haja o mínimo de estudo e conhecimento, o direito de relatar seus pensamentos e ideologia. Mesmo com a diversidade de informações, o acesso a coletâneas na íntegra, com riqueza de detalhes, aprimoram e aumentam a cultura e o conhecimento de inúmeras matérias.

Conclui-se que apesar da Internet disponibiliza de algumas informações incorretas, e sem fundamento, ela é uma ferramenta essencial ao acesso de obras e dados de valor culturalmente inestimáveis, formando assim uma elite cultural com capacidade de validar a credibilidade de qualquer artigo e de criar sua própria opinião sobre os mais abrangente assuntos.

Raquel Ortega

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