sexta-feira, 8 de abril de 2011

Momento Solidário

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo . Bom,para as crianças o que realmente importa é ganhar Ovos de Páscoa. Através da Vivi soubemos que existem várias crianças de Caruara (um bairro da Área Continental de Santos) que não ganham nenhum ovo de chocolate. Ano passado, o Fundo Social não conseguiu arrecadar ovos nem para metade das crianças. Portanto, esse ano fomos convidados a ajudar nesta campanha. Quem quiser participar é só levar um Ovo nº 15 e entregar pra Vivi até quarta-feira. E então? Vamos ajudar?

Comentários sobre o filme: Lixo Extraordinário


O filme mostra a realidade dos cidadãos brasileiros que trabalham no aterro Jardim Gramado no Rio de Janeiro. Os trabalhadores não têm direitos que são ditos obrigatórios. Como por exemplo: a educação, a moradia, a saúde.

Suas condições de trabalho são extremamente precárias, são expostos a doenças e muitas vezes se alimentam de restos encontrados no lixo.

Grande parte dos trabalhadores não tiveram oportunidade de estudo, a maioria das vez por necessidade de trabalhar cedo ou não ter incentivo familiar. Tião é um de poucos que sabe ler e se interessa pela leitura, só que por falta de dinheiro não pode comprar livros, então ele utiliza o que são encontrados no lixão. O governo brasileiro deveria garantir a educação a todos, mas não é isso que acontece, ao invés disso são criados programas de auxílio financeiro para criar uma dependência indireta ao partido.
Ao começar o trabalho com essas pessoas,Vik as introduz em um mundo desconhecido por elas até então. Essa mudança radical tem seu lado positivo porque permitiu que todos os trabalhadores do aterro tivessem uma oportunidade de conhecer novos caminhos, ter novos pensamentos, vivenciando uma outra realidade.Por outro lado conhecer a diferença dessas duas realidades tem também o lado negativo, porque depois de viver tudo do bom e do melhor, os trabalhadores tiveram que retornar as suas respectivas vidas antigas, ao lixão, voltando para suas dificuldades, para os seus problemas, o que para eles, era algo realmente frustrante. Ao fazerem esse filme, os trabalhadores ganharam experiências com a arte feita com o lixo e assim ganharam dinheiro para ajudar a associação dos trabalhadores do aterro do Jardim Gramado. As condições dos trabalhadores melhoram e começaram a ver o lixo não mais como lixo e sim como arte,abriando novos pensamentos e ganhando mais direitos como cidadãos.
GRUPO 7

Comentário Lixo Extraordinário

O filme Lixo Extraordinário causa grande impacto, porque ao longo da produção, não só apenas é mostrada a construção das telas, como também revela uma triste verdade e realidade da batalha vivida por catadores de lixo dia a dia. Mas, o que no inicio tinha apenas o objetivo de um documentário, se torna algo visceral e impactante para Vick e muito provavelmente, para todos os espectadores. Um filme baseado na vida dessas simples pessoas revela a dignidade e o desespero que enfrentam, principalmente, quando obrigados a voltar a suas vidas fora daquele novo ambiente. O que nos chamou a atenção foi que o documentário nos abre para uma nova visão sobre a vida, pois dificilmente a população mais favorecida tem ideia de como o mundo pode ser cruel e injusto, muitas vezes, com pessoas muito boas e melhores do que outras com condições mais beneficiadas. É realmente emocionante o excelente trabalho feito por Vick Muniz e a ação realizada por ele, trazer uma oportunidade de mudança de vida para todas essas pessoas. Esse filme é literalmente, uma obra de arte e uma lição de vida.

facilidade e rapidez

A internet é um meio de comunicação que,nos últimos anos vem ganhando espaço significativo no mundo globalizadoe significa que cada vez mais a sociedade necessita desta tecnologia que,se usada de forma inadequada pode ser extremamente perigosa e necessita ser combatida. No entanto,se usada para o bem,pode ser uma ferramenta muito útil e prática. Apesar de ser um meio rápido e prático de comunicação a distânciae ter a capacidade de conctar as pessoas e levar notícias ao redor do mundo,a internet ainda divide muitas opiniões, entre os temas mais discutidos e abordados está o famoso 'internetês',linguagem usada pelos internautas que consiste em abreviações e em sua maioriasem usar a linguagem culta.Na opinião de muitos especialistas, isso contribui de forma negativa na aprendizagem do aluno na escola, pois afirmam que estes tipos de linguagem é prejudicial ao idioma o qual o aluno está aprendendo. Por outro lado,contribuindo de forma bastante positiva, está a forma como se escreve para se fazer entender, ou seja, para se comunicar na internet, é preciso deixar uma ideia bem clara e, quando escrita, possa ser entendida pela pessoa que é destinada a mensagem ou o recado. Victor Pinheiro do Nascimento n°36 3° Leonardo Da Vinci

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Documentário Lixo Extraordinário


O documentário brasileiro que concorreu ao Oscar " Lixo Extraordinário" revela a verdade e a realidade vivida por catadores de lixo. Vik Muniz vai até o aterro sanitário do Jardim Gramacho ( um dos maiores do mundo ), e conhece vários catadores que contam suas historias e o ajudam a fazer trabalhos com materiais recicláveis, tirando fotos com o intuito de retratá-los. A partir das fotos tiradas no Jardim Gramacho, um grupo de catadores o ajuda na '''construção'' dos quadros com lixo; inclusive, um dos quadros é leiloado por um bom dinheiro.

O documentário é muito bom e comovente,pois nos dá a chance de acompanhar a realidade de catadores de lixo,a chance de vermos pra onde vai o lixo e o que é feito com ele. Podemos ver que os catadores não são favelados desesperados por qualquer coisa que encontrem no lixo,pois essa é a visão da maioria da população. Na verdade,os catadores mostrados no documentário são pessoas humildes mas muito batalhadoras,com um humor incrível e extremamente amigáveis. Essas pessoas têm uma classe social baixa,trabalham em um ambiente diferente,sujo e com risco de vida mas são cidadãos. Isso nos faz refletir que mesmo eles sendo tão diferente de nós, todos eles têm o mesmo direito que qualquer um. Eles não merecem e não podem ser discriminados da sociedade. Afinal,eles são cidadãos e merecem ter direitos civis ( direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei), direitos políticos e sociais.

Filme Lixo Extraordinário

O filme lixo extraordinário é um exemplo claro de cidadania, pois retrata o trabalho de um artista plástico que utiliza sua arte com pessoas que normalmente são excluídas da sociedade, devido ao fato dessas trabalharem em um aterro sanitário. Ele deu a esses trabalhadores uma alegria enorme em ser útil para um projeto que produziria obras de arte a partir do lixo recolhido por eles e que posteriormente teve repercussão mundial.

Essas pessoas são seres humanos como outros quaisquer, porém, devido à falta de instrução, acabam esquecendo que antes de tudo são também cidadãos, com direitos iguais aos de qualquer outra pessoa da sociedade.

Além disso, o filme faz mensão à importância do lixo que nesse sentido é muito importante para a sociedade pois se aproveitado da melhor forma possível, é benéfico a todos os que usufruem do trabalho realizado e a todos os que fazem parte do trabalho.

Por fim, o filme fala da importância de acreditar no que se faz e que um dia esse trabalhador será recompensado por todo esforço gasto. Percebe-se isso com o dono da associação dos trabalhadores do aterro, o qual se encarrega de fazer a separação do lixo para uma venda posteriormente, pois arrecada uma quantia expressiva para melhorar e seguir em frente com a associação que foi criada por ele com muita dificuldade.


Grupo 6

Comentário do filme Lixo Extraordinário

        O filme "Lixo Extraordinário" surgiu de uma iniciativa do artista Vik Muniz, voltando-se para pessoas que apesar de serem cidadãos, na prática não têm tais direitos garantidos. Muitas vezes, ao produzirmos nosso lixo diário não percebemos que isso trará conseqüências futuras, não sabemos também que existe uma organização instituída dentro do lixão onde os catadores são uma classe organizada e têm seu próprio sindicato, apesar de viverem na miséria.
       O trabalho de Vik ajudou muitas dessas pessoas que trabalham em condições desumanas a conquistar a cidadania, a medida que, ao arranjar outro emprego,mudaram de vida e garantiram alguns de seus direitos básicos

Abaixo está uma entrevista realizada pela Green Nation com o diretor do Filme, João Jardim.


Comentário da Green Nation:
O filme Lixo Extraordinário não levou o Oscar, mas deixou uma bela mensagem. Agora, o aterro de Gramacho está com os dias contados. E os catadores temem pelo desemprego. Qual será a saída? Cadê a coleta seletiva para gerar novos empregos?

A internet e o aluno

A internet é muito importante para o aluno do século XXI, pois nela é possível encontrar registro histórico, a matérias sobre fatos recentes, em uma fração de segundos. A quantidade de informações também é muito ampla. Assim facilitando nos estudos e no trabalho. (INTRODUÇÃO) Yuri G. Cetra nº38

Lixo Extraordinário



Idealizado por Vik Muniz, um dos maiores artistas plásticos brasileiros, Lixo Extraordinário é um documentário sobre o maior aterro sanitário da América Latina, o Jardim Gramacho.
O documentário, indicado ao Oscar, traz para o público um pouco da vida e de histórias dos catadores. Sem qualquer outra opção digna de trabalho, essas pessoas dependem financeiramente do desperdício e do lixo de todo o resto da população. Apesar do trabalho árduo e dedagrante daquelas pessoas, o longa ajuda a mudar a ideia que de que por aquela montanha de lixo passam apenas pessoas tristes e sofredoras. Os personagens principais do documentário mostram-se felizes e orgulhosos de estarem ali, apesar de toda a dificuldade diária.

Vik Muniz no Jardim Gramacho

Durante o filme, lanca-se uma questão bastante delicada e reflexiva: será que dar a oportunidade de essas pessoas conhecerem uma realidade totalmente diferente da delas, lhes fará bem ou mal? A própria esposa de Vik Muniz, se opõe à ideia dele de envolve-los em um projeto tão distante daquilo que eles estavam acostumados, afirmando que assim que eles retornassem ao seu verdadeiro cotidiano, ficariam desmotivados e tristes. O teste foi feito e provou-se que a experiência não serviu como uma decepção da própria realidade para esses trabalhadores, mas fez com que eles tivessem vontade de estar ali, de trabalhar para buscar melhoria de vida e também despertou neles a autovalorização.
Um dos quadros feitos com lixo, que depois foram leiloados em Londres

terça-feira, 5 de abril de 2011

O mundo da Internet

O avanço da tecnologia nos últimos anos tem evoluído de uma forma extremamente acelerada. A cada ano, a cada dia aparecem novidades, principalmente no mundo digital. A Internet, como um meio de comunicação, de acesso a informações, notícias ou apenas para o lazer, está cada vez mais ligada ao ser humano, seja no trabalho, em casa ou em escolas. Serão apenas benefícios que ela nos tráz, ou será que de certa forma, essa rede de informações pode acabar a nos prejudicar? A questão está no uso frequente da Internet e a capacidade de cada um de saber lidar com isso.
Pensa-se que a partir da comunicação virtual (com abreviação, erros de grafia, concordância, falta de acentuação, invenção de palavras, etc.), denominada internetês, os internautas podem cometer o erro de usá-la em situações impróprias. Além disso, na busca de informações é importante verificar a origem das mesmas, com o objetivo de comprovar que nenhuma delas seja falsa, pois qualquer um tem a liberdade de publicar o que deseja. Mais um fator que pode ser considerado prejudicial é a obsessão ou o vício. Quando o uso frequente da Internet ocupa a maior parte do tempo, principalmente dos adolescentes, que deixam de fazer muita coisa, como atividades físicas, lições de casa, leitura de livros, revistas, para ficar no computador.

                                                                                                                                Bianca G. Bastos