quinta-feira, 7 de abril de 2011

Comentário do filme Lixo Extraordinário

        O filme "Lixo Extraordinário" surgiu de uma iniciativa do artista Vik Muniz, voltando-se para pessoas que apesar de serem cidadãos, na prática não têm tais direitos garantidos. Muitas vezes, ao produzirmos nosso lixo diário não percebemos que isso trará conseqüências futuras, não sabemos também que existe uma organização instituída dentro do lixão onde os catadores são uma classe organizada e têm seu próprio sindicato, apesar de viverem na miséria.
       O trabalho de Vik ajudou muitas dessas pessoas que trabalham em condições desumanas a conquistar a cidadania, a medida que, ao arranjar outro emprego,mudaram de vida e garantiram alguns de seus direitos básicos

Abaixo está uma entrevista realizada pela Green Nation com o diretor do Filme, João Jardim.


Comentário da Green Nation:
O filme Lixo Extraordinário não levou o Oscar, mas deixou uma bela mensagem. Agora, o aterro de Gramacho está com os dias contados. E os catadores temem pelo desemprego. Qual será a saída? Cadê a coleta seletiva para gerar novos empregos?

2 comentários:

  1. O Vik Muniz fez um trabalho extremamente extraordinario com esses catadores de lixo no Rio de Janeiro

    ResponderExcluir
  2. O filme nos mostra como há pessoas às margens da sociedade e como elas nos fazem refletir sobre a real sabedoria humana.

    ResponderExcluir