sexta-feira, 10 de junho de 2011

Nuvens de vulcão do Chile atingem fronteira com o Brasil, diz FAB

As nuvens do vulcão Puyehue, que entrou em erupção no final de semana no Chile, chegaram nesta terça-feira (7) ao espaço aéreo brasileiro, informou a FAB (Força Aérea Brasileira). As nuvens atingiram a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai.


Segundo o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), órgão do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), a camada de fumaça está concentrada na faixa de 5.200 a 7.600 metros de altitude.

“No momento, as nuvens afetam uma pequena porção do espaço aéreo brasileiro próximo a fronteira com o Uruguai”, informou o major Antonio Marcio Ferreira Crespo, gerente nacional do fluxo de tráfego aéreo.

Segundo ele, há previsão de modificação de rotas e destinos de forma que as aeronaves não pousem em aeroportos impactados pelas nuvens. Até a tarde desta terça, no entanto, o maior impacto nos aeroportos brasileiros está, segundo o major, “muito mais relacionado a problemas meteorológicos do que propriamente em relação a nuvens vulcânicas”.

Voos entre o Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru foram prejudicados nesta terça em razão da nuvem de cinzas do vulcão Puyehue, no Chile, segundo as principais companhias aéreas e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) dos aeroportos internacionais brasileiros.

O centro informou que acompanha a evolução da nuvem por meio de informações trocadas com o Volcanic Ash Advisory Centres da Argentina, instituto responsável pelo monitoramento da situação. O CGNA monitora a mudança de destinos das aeronave e os desvios necessários para que os voos não atravessem a área de risco.

De acordo com a FAB, ao longo do dia, o cenário previsto pelo centro argentino mudou. Inicialmente, havia a possibilidade de que as cinzas chegassem ao Sudeste do país na noite desta terça e que a camada fosse maior. Ao longo da tarde, no entanto, foi descartado impacto no Aeroporto Salgado Filho, no Rio Grande do Sul.

Ainda conforme o centro, se mantidas as atuais condições meteorológicas na região, a nuvem deve ficar restrita à fronteira do Brasil com o Uruguai, em uma altitude mais elevada.

As nuvens vulcânicas apresentam em seu componente material semelhante ao vidro que, em contato com as turbinas, pode derreter e provocar danos, até o apagamento dos motores das aeronaves, segundo o tenente coronel aviador Flavio Antonio Coimbra Mendonça, do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). “Além disso, há o risco da falta de visibilidade e dos gases tóxicos para as tripulações e passageiros”, afirmou.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Potências voltam a pressionar Irã na questão nuclear

Por Sylvia Westall e Fredrik Dahl

Rússia e China uniram-se a potências ocidentais na quinta-feira para repreender o Irã pelo "fracasso consistente" em cumprir as resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU) e dizer que isso aumenta a preocupação com as dimensões possivelmente militares do programa nuclear do país.

Estados Unidos, Alemanha, França, Grã-Bretanha, Rússia e China emitiram o comunicado um dia depois de o Irã anunciar que triplicará a produção de urânio de alto grau e a sua transferência para um bunker subterrâneo onde ficaria protegido de possíveis ataques aéreos norte-americanos ou israelenses.

Rússia e China eram no passado menos inclinadas a tentar isolar o Irã por causa do enriquecimento do urânio, que, segundo Teerã, é destinado apenas a gerar eletricidade.

Os países do Ocidente suspeitam que a República Islâmica quer enriquecer urânio para um grau mais elevado para se tornar capaz de produzir armas nucleares, se quiser.

"Exortamos o Irã a cooperar plenamente com a agência", disse o comunicado conjunto das seis potências em uma reunião a portas fechadas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) em Viena.

"Questões importantes precisam ser resolvidas a fim de excluir a existência de possíveis dimensões militares do programa nuclear do Irã." O texto não menciona o plano iraniano de expandir o enriquecimento.

O enviado de Washington disse em separado que o projeto do Irã de acelerar o enriquecimento com um modelo mais avançado de centrífugas num bunker indica o "descaramento" e o desafio cada vez maior às exigências internacionais para reduzir a atividade.

A recusa do Irã em interromper o enriquecimento levou a quatro rodadas de sanções da ONU ao grande produtor de petróleo e a restrições ainda mais severas por parte de EUA e União Europeia.

As potências mundiais também ofereceram ao governo iraniano incentivos comerciais para que ele desistisse do enriquecimento, mas o presidente do país, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou na terça-feira que nenhum incentivo seria capaz de convencer o Irã a parar.

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou que é provável a imposição de novas sanções.

http://extra.globo.com/noticias/mundo/potencias-voltam-pressionar-ira-na-questao-nuclear-2001829.html

Tabela Periódica ganha mais dois elementos

- Eles são feitos em laboratório, radioativos e muito pesados

Ununquádio e Ununhéxio. Esses são os novos elementos químicos, reconhecidos pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) e pela União Internacional de Física Pura e Aplicada (Iupap), que passaram a fazer parte da Tabela Periódica.

Os dois elementos, com número atômico 114 e 116, não existem na natureza, foram criados em laboratório, são radioativos, muito pesados e instáveis, dividindo-se em outros elementos em frações de segundo.
A descoberta foi creditada aos cientistas dos laboratórios de Dubna, na Rússia, e Lawrence Livermore, nos EUA, que poderão sugerir os nomes dos novos elementos. Os pesquisadores criaram os elementos a partir de uma colisão de dois átomos produzida em um acelerador, eles "existiram" por menos de um segundo antes de se separarem.
Mesmo fazendo parte da Tabela, os elementos não devem trazer nenhum tipo de impacto para a sociedade, ou seja, estudantes, não se preocupem, o Ununquádio e Ununhéxio não vão cair no vestibular.
A Tabela também apresenta os elementos de número 113, 115, 117 e 118. Apesar de pesquisas alegarem a existência desses elementos, eles ainda não foram aprovados pelo grupo de estudos da Iupac e da Iupap.

http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/tabela-periodica-ganha-mais-dois-elementos-630366.shtml

Rebeldes líbios pedem ajuda aos aliados para era pós-Kadhafi


Os rebeldes líbios pediram ao grupo de contato sobre a Líbia, integrado pelos países aliados na ofensiva contra o regime líbio, a colocar em andamento nesta quinta-feira (9), em Abu Dhabi, um mecanismo concreto e rápido de ajuda financeira, que consideram vital para derrubar Muamar Kadhafi.

O grupo de contato se reuniu depois de um encontro em Bruxelas entre os países da Otan, que afirmaram sua determinação de ir até o final na Líbia, e destinado a preparar a era pós-Kadhafi, num momento em que os rebeldes ganham legitimidade internacional.

"Estamos em busca de um apoio político, mas principalmente econômico, e reclamamos a possibilidade de aproveitar nossos fundos bloqueados ", declarou nesta quinta-feira Abdel Hafidh Ghoga, vice-presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), órgão político da rebelião.

"Se a reunião não estabelecer um mecanismo financeiro de ajuda ao CNT, esta reunião será um fracasso total", advertiu, por su parte, o "ministro" do Petróleo e das Finanças da rebelião líbia, Ali Tarhuni.

Tarhouni anunciou que em breve a rebelião começará a produzir 100.000 barris diários de petróleo.

Um delegado de um país do Golfo indicou, por sua parte, que os participantes já haviam decidido durante uma reunião prévia, na manhã desta quinta-feira, a criação de um fundo que canaliza a ajuda aos rebeldes.

'Perto do fim'
O chanceler italiano Franco Frattini afirmou que o regime de Kadhafi se aproxima do fim, durante a abertura da reunião em Abu Dhabi.

"Os líbios mostraram ao mundo que estão decididos a seguir lutando pela democracia e a liberdade", declarou Frattini, antes de afirmar que as deserções de pessoas ligadas a Kadhafi aumentam em "consequência direta" das pressões internacionais.

"O poder de Kadhafi se apcoxima do fim", afirmou.

A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, também assegurou nesta quinta-feira que os dias o regime líbio de Kadhafi estavam contados.

"Os dias de Kadhafi estao contados. Trabalhamos com nossos associados internacionais dentro da ONU para preparar o inevitável: a Líbia da era posterior a Kadhafi", afirmou Clinton em uma declaração cujo texto foi distribuído para a imprensa.

Fonte: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/06/rebeldes-libios-pedem-ajuda-aos-aliados-para-era-pos-kadhafi.html

Battisti solicita visto de permanência no Brasil

O ex-ativista italiano Cesare Battisti solicitou nesta quinta-feira (9/6) ao Ministério do Trabalho, por meio de um representante, pedido de visto de permanência no Brasil. O pedido, de acordo com a assessoria do ministério, será encaminhado ao Conselho Nacional de Imigração. O pedido será analisado pelos conselheiros do órgão em reunião marcada para 22 de junho.

Se obtiver visto permanente, Battisti poderá continuar legalmente no Brasil. Ele ficou preso no Brasil por mais de quatro anos e atualmente está sem passaporte ou visto de autorização para permanecer no país.

De acordo com o Ministério do Trabalho, o Conselho Nacional de Imigração " é um órgão colegiado, vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego, que tem por finalidade, entre outras coisas, coordenar e orientar as atividades de imigração e dirimir dúvidas e solucionar casos omissos e situações especiais, no que diz respeito a imigrantes”.

Battisti deixou o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, às 00h07 desta quinta-feira (9/6). O italiano foi libertado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (8/6).

Battisti, de 55 anos, foi condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos. Ele integrou o grupo Proletários Armados pelo Comunismo (PAC), braço das Brigadas Vermelhas, grupo armado mais ativo durante a onda de violência política que atingiu a Itália quatro décadas atrás.

O advogado de defesa, Luís Roberto Barroso, disse a jornalistas um pouco antes da soltura que não sabia informar o destino do ex-ativista. De acordo com o advogado, Battisti precisa “se recompor” antes de conversar com a imprensa. O italiano foi para um hotel em Brasília, mas a direção do hotel não confirma se Battisti ainda está hospedado no local.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Universidade leva 90 anos para acabar dicionário de língua morta


Cientistas da Universidade de Chicago levaram 90 anos para completar um dicionário de uma antiga língua da Mesopotâmia, o assírio. O Dicionário Chicago Assírio contém 21 volumes que explicam os símbolos cuneiformes encontrados em tabuletas de argila escritas por babilônios e assírios entre 2.500 a.C. e 100 d.C.. As informações são do site do jornal britânico The Guardian.


O projeto foi lançado em 1921 por James Henry Breasted, fundador do Instituto Oriental, que faz parte da universidade. O dicionário reúne 28 mil palavras resultantes de milhões de registros reunidos nas últimas nove décadas. Segundo os realizadores, o assírio era um dialeto do acádio, outra língua semítica que forma o coração dos registros textuais da Mesopotâmia. Os pesquisadores acreditam que o documento pode levar a uma melhor compreensão da segunda língua.


O livro reúne vários sentidos para cada palavra e o contexto e formas de uso delas. De acordo com o jornal inglês, a palavra "umu", por exemplo, significa "dia" e ocupa 17 páginas que explicam até seu uso na Epopeia de Gilgamesh.


Robert Biggs, professor emérito da universidade, trabalhou por anos com arqueologia e recuperou diversas tabuletas, além de passar 50 anos no projeto do dicionário. "Você limpa a sujeira e aí pode surgir uma carta de alguém que poderia estar falando de uma nova criança na família, ou outra tabuleta que pode ser sobre um empréstimo até ao momento da colheita. Você percebe que esta foi uma cultura não só de reis e rainhas, mas também de pessoas reais, assim como nós, com preocupações semelhantes para a segurança, alimentação e abrigo para si e suas famílias", diz o pesquisador ao jornal.


"Eles escreveram estas tabuletas milhares de anos atrás, nunca esperando para que seriam lidas muito mais tarde, mas falam-nos de uma maneira que faz com que suas experiências venham à vida", diz o pesquisador, defendendo o projeto.


Segundo o diretor do Instituto Oriental, Gil Stein, afirma que o dicionário provê "uma chave para a primeira civilização do mundo". "Praticamente tudo o que nós tomamos como certo (...) têm suas origens na Mesopotâmia, seja a origem das cidades, das sociedades de Estado, a invenção da roda, a forma como medimos o tempo e, mais importante, a invenção da escrita", ele diz à agência AP. "Se nós queremos entender nossas raízes, temos que entender essa primeira grande civilização".

Falta de energia deixa municípios da Grande SP sem água


A Companhia de Saneamento Básico de São Paulo (Sabesp) informou nesta quarta-feira que moradores de nove municípios da região metropolitana e de bairros das zonas sul e leste da capital paulista foram afetados pela falta de água ou intermitência no fornecimento. Os problemas, de acordo com a Sabesp, decorriam da falta de energia elétrica em instalações da empresa, afetadas pelo temporal que atingiu a região durante a tarde e a noite de terça-feira.


Segundo a companhia, as cidades prejudicadas são Osasco, Cotia, Barueri, Itapevi, Jandira, Embu, Embu-Guaçú, Itapecerica da Serra e Ribeirão Pires. Na capital paulista, os bairros de Grajaú, zona alta e zona baixa, na região sul, e do Jardim Popular, na zona leste, registraram problemas.


A Sabesp informou que a operação é retomada conforme o restabelecimento da energia elétrica. Em alguns locais mais distantes dos reservatórios ou em regiões altas, o serviço pode demorar mais para ser normalizado. A empresa atende casos de emergência pelo telefone 195 e o atendimento funciona 24 horas.


A concessionária AES Eletropaulo informou que 1,8 mil funcionários trabalhavam para restabelecer a eletricidade em pontos atingidos pela tempestade. No início da noite de hoje, 90% das ocorrências de falta de eletricidade em sua área de concessão haviam sido resolvidas, segundo a empresa. Os registros restantes eram, segundo a empresa, de pequeno porte.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Ministro Antonio Palocci pede afastamento do cargo, diz nota

O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, deixou o cargo nesta terça- feira (6), quase um mês após a publicação de uma reportagem pelo jornal “Folha de S.Paulo” segundo a qual ele teve o patrimônio aumentado em 20 vezes entre 2006 e 2010.

Segundo o blog de Cristina Lôbo, a cotada para assumir o cargo no lugar de Palocci é a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR).

A saída de Palocci foi comunicada por meio de uma nota divulgada pela Casa Civil. O ministro, que ficou pouco mais de seis meses no cargo, é o primeiro a deixar o ministério no governo da presidente Dilma Rousseff.

Nesta segunda (7), o procurador-geral da República determinou o arquivamento dos pedidos de partidos de oposição para que investigasse Palocci área criminal. Como ministro de Estado, Palocci tem foro privilegiado e somente o PGR pode investigá-lo na esfera penal.

A íntegra da nota divulgada pela Casa Civil é a seguinte:

"O ministro Antonio Palocci entregou, nesta tarde, carta à presidenta Dilma Rousseff solicitando o seu afastamento do governo.

O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta.

Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento."

SP vai licitar primeira termelétrica movida a lixo do Brasil

São Bernardo do Campo abre processo nesta segunda-feira (6).
Biodigestor vai eliminar resíduos e produzir energia para 200 mil habitantes.


O Brasil deve ganhar em breve sua primeira usina termelétrica movida a partir da queima de lixo. A tecnologia, empregada em 35 países, chega ao país atrasada na tentativa de resolver graves problemas relacionados à destinação dos resíduos sólidos.

A inédita unidade deve ser instalada em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. A prefeitura vai apresentar nesta segunda-feira (6) o edital de licitação do projeto, orçado em cerca R$ 600 milhões, e que terá capacidade de processar até mil toneladas de resíduos para gerar constantes 30 MW – suficientes para abastecer uma cidade com 200 mil habitantes.

A legislação sobre o tema, que vigora desde 2010, proíbe o funcionamento de lixões nas zonas urbanas a partir de 2014 e obriga as cidades a criarem aterros sanitários.

Dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) mostram que o Brasil gera mais de 195 mil toneladas de lixo por dia, sendo que 33 mil toneladas de resíduos vão para lixões.

Apesar da nova lei federal, as grandes regiões não têm espaço para aterrar de forma adequada as toneladas de lixo geradas diariamente.

Para solucionar a questão, o debate para a implantação de térmicas a lixo foi iniciado e começa a ter seus primeiros desdobramentos. A tecnologia, já empregada há décadas na Europa, tem o objetivo de tratar e recuperar energia do lixo orgânico, separar o que for reciclável e queimar o que não pode ser reaproveitado, transformando em luz elétrica.

“Isso resolve parte do problema do lixo e é possível afirmar com segurança de que não há danos à saúde ou ao meio ambiente”, afirmou Aruntho Savastano Neto, gerente da área de programas especiais da Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental).

Potencial
A discussão sobre este tipo de empreendimento no país ocorre paralelamente em vários municípios do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e São Paulo, estado mais avançados no debate. “Cidades com população próxima ou acima de 1 milhão de habitantes têm potencial para receber uma usina térmica”, disse Sérgio Guerreiro, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista no assunto.

Segundo a Cetesb, São Bernardo do Campo e Barueri, na Grande São Paulo, receberam licenças provisórias. Santo André discute com a população a instalação de um complexo e São José dos Campos, no interior paulista, abriu para consulta pública o pré-edital do projeto. Existem ainda estudos avançados para a instalação de uma usina no litoral.

Os complexos brasileiros funcionariam com técnicas mistas, ou seja, haveria geração de energia pelo lixo orgânico e pela queima de resíduos contaminados. A implementação seria por meio de uma parceria público-privada.

O lixo orgânico, considerado úmido, passaria por um processo chamado ‘digestão anaeróbica’ (parecido com a compostagem), em que o gás metano liberado na decomposição seria transformado em energia. Para a outra parte, a incineração, seria o destino dos resíduos que não podem ser reciclados.

Polêmica
Entretanto, existe polêmica quanto à emissão de gases gerados a partir da queima dos resíduos. Nos complexos que poderão ser instalados no país haveria um grande aparato de filtros para impedir a liberação do metano (causador do efeito estufa), além de substâncias como as dioxinas, que podem ser cancerígenas.

“Parece uma solução atraente, mas acaba transferindo o problema. Existe uma preocupação com a acomodação e diminuição na reciclagem, já que tudo pode ser queimado. Além disso, há o problema com as emissões. Temos que tomar cuidado com isso”, afirmou Ricardo Baitelo, coordenador da campanha de energia do Greenpeace.

Para Sérgio Guerreiro, as cidades têm buscado adquirir este tipo de tecnologia, entretanto estão focando em investimentos errados. “Eles querem colocar usinas que tratam o lixo orgânico para gerar energia. Isso não é viável, é um preço absurdo e nenhuma cidade tem dinheiro para pagar por isso”, disse.

Enquanto uma prefeitura, com a de São Bernardo do Campo, paga atualmente R$ 60 para tratar a tonelada de lixo em aterros, na Holanda, por exemplo, o processamento em uma usina térmica chega a custar 90 euros (R$ 207). “No edital vamos escolher a empresa que nos oferece o menor preço para processar o lixo. A nossa previsão é que a partir de janeiro de 2012 as obras sejam iniciadas”, afirmou Alfredo Buso, secretário de Planejamento Urbano de São Bernardo.

Mas para o especialista em térmicas a lixo, há chances de estes projetos não vingarem por aqui. “Existem vários trabalhos sobre o tema no Brasil, mas acredito que esta tecnologia não será adotada. As prefeituras não estão dispostas a pagar mais caro. Elas querem continuar com os processos baratos de hoje. Enquanto o país pensar desta forma, ninguém vai fazer nada”, disse Guerreiro.

Fonte: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2011/06/sp-vai-licitar-primeira-termeletrica-movida-lixo-do-brasil.html

Indianos protestam por prisão de guru após greve de fome

Polícia indiana invadiu acampamento de Baba Ramdev no domingo.
Mestre iogue havia iniciado greve de fome contra a corrupção no país.


Seguidores do guru indiano Baba Ramdev foram às ruas nesta terça-feira (7) em um protesto em apoio ao famoso iogue, preso no domingo em Nova Déli após a polícia invadir seu acampamento onde milhares de seguidores participavam de manifestações e uma greve de fome contra a corrupção.

As forças de segurança usaram bombas de gás lacrimogêneo e cassetetes no local em que Baba Ramdev, um guru que tem um programa de televisão muito assistido na Índia, havia iniciado uma greve de fome no sábado.

"Nós demos permissão para entrada no acampamento de apenas 5.000 pessoas, mas entraram 50.000. Não havíamos autorizado uma agitação pública", declarou o porta-voz da polícia da capital indiana, Rajan Bhagat.

Os seguidores do mestre iogue tentaram protegê-lo da polícia e 30 pessoas ficaram feridas na confusão.

Entre os pedidos do iogue, ele propõe essencialmente estender a pena de morte aos membros do governo culpados de corrupção, assim como a retirada do mercado das notas de 500 e 1.000 rúpias que, de acordo com ele, são utilizadas para operações ilegais.

Baba Ramdev, que no ano passado analisou a possibilidade de criar um partido político, também defende que sejam proibidas na Índia as instituições bancárias que mantêm atividade em paraísos fiscais.
Antes de dar início a sua greve de fome, que foi transimitida pela TV, o mestre declarou a um grupo de entusiastas que "nada é impossível, tudo é possível e não desistiremos".

Em seguida, ele acrescentou que começava ali o seu jejum para "a salvação da Índia".

Este nacionalista contrário aos homossexuais afirma contar com o apoio de "todas as castas" da população, assim como da direita conservadora. Ramdev exige que o governo do primeiro-ministro Manmohan Singh repatrie o "dinheiro sujo", em referência a quantias provenientes de subornos e que, de acordo com ele, foram desviadas para contas no exterior.

Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/06/indianos-protestam-por-prisao-de-guru-apos-greve-de-fome.html

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Durante sua formação, Júpiter 'roubou' massa de Marte

Massa de Marte é significativamente menor que a da Terra.
Descoberta foi feita por simulação de astrônomos.



Uma simulação feita por uma equipe internacional de astrônomos mostrou que, na formação do Sistema Solar, Júpiter estava mais perto de Marte e atraiu uma grande quantidade de material disponível. Com isso, o planeta vermelho ficou privado de materiais em sua formação.

A descoberta publicada pela revista "Nature" responde a uma dúvida antiga dos especialistas. O volume de Marte é cerca de um oitavo do da Terra, mas sua massa é por volta de um décimo a do nosso planeta. Se os planetas foram formados aproximadamente na mesma época, os astrônomos se perguntavam, porque a relação entre as massas era tão desigual.

No estudo, os cientistas afirmaram que Júpiter surgiu para uma distância de 1,5 unidade astronômica – UA, que equivale à distância entre a Terra e o Sol – do Sol. Mais tarde, com a formação de Saturno, ele migrou para sua distância atual, cerca de 5 UA. No intervalo que existe no caminho, existe hoje um cinturão de asteroides.

“O resultado foi fantástico”, disse Kevin Walsh, do Instituto de Pesquisa do Sudoeste, em San Antonio (EUA), que liderou o estudo. “Nossas simulações mostraram não só que a migração de Júpiter era consistente com a existência do cinturão de asteroides, mas também explicou propriedades do cinturão que nunca tínhamos compreendido”, completou o astrônomo.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2011/06/durante-sua-formacao-jupiter-roubou-massa-de-marte.html
Egito legaliza partido da Irmandade Muçulmana

Partido da Liberdade e da Justiça foi aprovado, diz agência oficial.
Confraria islâmica era ilegal sob o governo do ditador Hosni Mubarak.



O Partido da Liberdade e da Justiça, originado da confraria Irmandade Muçulmana, foi legalizado nesta segunda-feira (6) no Egito, anunciou a agência oficial Mena.

"A comissão de assuntos partidários aprovou a formação do Partido da Liberdade e da Justiça", indicou a agência.

A confraria Irmandade Muçulmana foi fundada no Egito em 1928 por Hassan al-Banna, e sua doutrina se organiza em torno ao dogma "tawhid" (unicidade de Deus), e da fusão do religioso e do político.

Estava oficialmente proibida durante a presidência de Hosni Mubarak, que foi obrigado a renunciar em 11 de fevereiro passado, por pressão popular.

A Irmandade Muçulmana anunciou em 30 de abril que lançaria seu próprio partido com o objetivo de conquistar a metade das cadeiras do futuro Parlamento.

Segundo seus fundadores, o novo partido é "civil, mas apoiado nos princípios da sharia (lei islâmica)".

Um dos dirigentes do partido, Saad al Katatni, informou que em torno de mil mulheres e uma centena de coptas (cristãos do Egito) faziam parte do núcleo de 8.000 membros fundadores.

O vice-presidente do partido, Rafiq Habib, é da religião copta.

Seus integrantes, banidos da esfera política, apenas tolerados, dipunham de influentes redes de ajuda social.

Chegaram a dispor de 88 cadeiras na Assembleia, após as legislativas de 2005, mas boicotaram o segundo turno eleitoral de dezembro de 2010, denunciando fraudes em massa e violência da parte do partido no poder do presidente Hosni Mubarak.

A confraria islamita, que apresentava seus candidatos como "independentes", não teve nenhum eleito no primeiro turno, de 28 de novembro.

O poder constituído não escondeu a vontade de enfraquecer sua representação, antes das presidenciais de setembro de 2011.

Em novembro, um relatório do Departamento de Estado americano havia sublinhado que a Irmandade Muçulmana estava "sujeita a detenções arbitrárias e a pressões da parte do poder".

Tornou-se particularmente ativa nas mesquistas, onde realizava ações de ajuda aos mais humildes, assim como nas universidades e nos sindicatos, como um movimento mais antigo do islamismo sunita. Durante a história, oscilou entre a oposição violenta ao poder e a colaboração, através de pregadores de um Estado islâmico com garantias de respeito ao jogo democrático.

Na década de 40, praticou atos sangrentos, entre eles o assassinato do primeiro-ministro Mahmud Fahmi al-Noqrachi em 1948. Seus membros tornaram-se, então, objeto de uma repressão brutal.

O presidente Gamal Abdel Nasser endureceu ainda mais a política contra eles entre 1954 e 1970, após uma tentativa de assassinato, atribuída ao movimento. Seus membros passaram a ser detidos aos milhares.

A partir de 1956, beneficiaram-se de uma ajuda financeira e militar da CIA americana, pronta para tudo, para enfraquecer um poder apoiado pela URSS.

Em 1971, Anwar Sadat, que sucedeu a Nasser, libertou a Irmandade, proclamando anistia geral.

Mas seus membros viveram muito mal a reviravolta de Sadat e a assinatura dos acordos de paz com Israel. Em 1981, Sadat foi assassinado por antigos membros da Irmandade que se deixaram levar pelo extremismo.

Fonte: http://g1.globo.com/revolta-arabe/noticia/2011/06/egito-legaliza-partido-da-irmandade-muculmana.html