quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Texto sobre o vídeo “A verdade acerca da economia”:

O vídeo “A verdade acerca da economia”, explicado por Robert B. Reich, mostra como está a situação atual da economia mundial. Para isto, Robert liga seis pontos principais, pontos esses que explicam o que fez com que a economia chegasse na situação em que encontra hoje.
No 1º ponto, Robert explica que de 1980 para os dias de hoje, a economia americana duplicou seu crescimento, mas o salário da maioria das pessoas subiram pouquíssimo (quando subiram), devido à inflação.
No 2º ponto, explica que a maioria do lucro gerado por esse crescimento da economia americana, foi para os super ricos, esses com a posse de 40% da riqueza de todo o país.
No 3º ponto, Robert explica que, como conseqüência dessa situação (apresentada nos dois pontos anteriores), os super ricos conseguiram um enorme poder político, conseguindo, entre outras coisas, diminuir a taxa dos seus impostos. Antes de 1980, a taxa de impostos que os super ricos pagavam era de 70% e, atualmente, esse valor baixou para 35%, podendo, ainda, baixar para 15%, devido ao fato de grande parte dos rendimentos serem lucros de capital. Robert diz, também, que, de acordo com IRS (Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares), os 400 americanos mais ricos, pagam somente 17% de taxas de impostos.
No 4º ponto, Reich afirma que toda essa situação gerou enormes déficits orçamentais, fazendo com que as receitas dos impostos, descessem, atualmente, para menos de 15% da economia total. Isso, segundo Robert, é que dá origem a cortes (em todos os níveis do governo) nos serviços públicos, gerando, então, a falta de segurança, a precariedade dos cuidados com a saúde entre outras conseqüências.
No 5º ponto, Robert afirma que o resto das pessoas (as pessoas que não são super ricas), ao invés de se unirem e lutarem por melhores empregos e salários, por exemplo, competem, cada vez mais, pelas “migalhas” restantes. Devido a isso é que existem mais e mais “confrontos” entre pessoas e , também, entre instituições.
Por fim, no 6º ponto, Reich diz que, com a impossibilidade da classe média de voltar a obter empréstimos e de gastar a quantia necessária para o crescimento da economia, o desemprego aumenta, cada dia mais, e a economia quase não se recupera. Enfim, para Reich, a única maneira de se obter uma economia forte, é tendo uma forte classe média.
Com isso, conclui-se que se a economia continuar do jeito que está, as pessoas continuarão sofrendo com a violência,com a precariedade dos cuidados com a saúde por parte dos órgãos públicos etc, fazendo , então, com que a sociedade se torne cada dia mais desigual.


Alexandra nº01

Nenhum comentário:

Postar um comentário