terça-feira, 31 de maio de 2011

Redaçoes Grupo 6

Em uma vista do passado, pode-se notar que Roma, uma das civilizações que mais guerrearam na historia, é também uma das que mais foram avançadas para sua época. O mesmo se aplica, se visto em uma visão mais moderna, para os EUA nos dias atuais. Portanto, não é certo dizer que a guerra tem somente um lado ruim e errado. Ela é simplesmente algo inevitável no desenrolar da historia da humanidade.

Marcelo

Segundo o humanista Holandês Erasmo de Roterdam: "Se colocares numa parte da balança as vantagens e na outra as desvantagens, perceberas que uma paz injusta é muito melhor do que uma guerra justa."
Atualmente nao existem vantagens em uma guerra,pois a quantidade de perdas humanas e bens materiais durante essas batalhas nao compensam os bens recebidos em troca para os países vitoriosos.O único país que pode tirar alguma vantagen da guerra são Estados Unidos,pois eles têm grande parte de sua economia voltada para as industrias bélicas,e sao responsaveis por 48% dos gastos mundiais em armamentos.

Renan G.N dos Santos Nº31

"Nunca houve uma guerra boa nem uma paz ruim". Essa máxima de Benjamin Franklin (político e escritor norte-americano), infelizmente, seria entendida pela maioria da população mundial como "Nunca houve uma guerra ruim nem uma paz boa". Nos tempos atuais há uma contradição no que diz respeito á conquista da paz.

Ouve-se muitas pessoas dizerem que querem paz no mundo, mas há uma contradição entre o que dizem e o que fazem e pensam, pois muitas dessas pessoas querem conflitar com outras que não são da mesma opinião delas, ou seja, com pessoas que não têm a busca pela paz mundial como uma prioridade. Em milhares de anos, não se registrou nem um dia de completa paz sobre a Terra. Hoje em dia, até mesmo a busca pela paz é uma causa de guerra.

Alexandra nº01



A evolução do "homo bélico" acabou com a paz e a vida de muitos inocentes devido a guerras ou conflitos por motivos como território, religião, etnia, etc. As guerras antigas eram caracterizadas pela presença de um herói e sem uma vitória certa, já as guerras atuais são conhecidas como guerras tecnológicas nas quais a vitória é esperada e com apenas um toque em armamentos avançados é capaz de destruir países e matar milhares de pessoas. O grande exemplo atual é a guerra existente entre EUA e Paquistão (mais diretamente com a Al-Qaeda) que foi iniciada por motivos territoriais e econômicos. O pior episódio desta guerra foi em 11 de setembro de 2001, no qual ocorreu a destruição do World Trade Center, após 10 anos, os EUA atacaram o Paquistão para efetivar a morte do maior pesadelo americano, Osama Bin Laden. Com a morte do terrorista aumentaram as chances de uma guerra cada vez pior.


Marcela Kyu - n 24


Nenhum comentário:

Postar um comentário