sexta-feira, 25 de março de 2011
Janela Aberta Para o Mundo
Nos anos dois mil, quem não tem, de alguma forma, acesso à internet, fica excluído do mundo, por assim dizer. As informações- sejam elas relevantes ou não, públicas ou privadas- chegam no mesmo instante em que são geradas. E não são só compartilhadas, mas também comentadas por todos, de forma que quem lê ou vê pode também expor seu ponto de vista. O internauta não é mais um mero receptor de informações, mas sujeito, agente. A internet é uma ferramenta que permite essa interação.
Apesar da quantidade impressionante de conteúdos que tal ferramenta oferece, não é preciso muito para cair no "vazio". Muitos jovens passam horas na internet tendo conversas insípidas e visitando sites e redes que em nada lhes acrescentam.
Analisando-se essa situação, conclui-se facilmente a necessidade de que as instituições como família e escola se preparem, cada vez mais cedo, para direcionar a relação do jovem com a internet, tornando-a saudável. Afinal, não há nada melhor do que saber como agir diante de uma janela aberta para o mundo.
Ana Lais, nº 02
quinta-feira, 24 de março de 2011
A informação virtual
A união de mundos
Danilo Pismel
A era de informação
Caroline Valdez
quarta-feira, 23 de março de 2011
A nova era virtual
A total disponibilidade de notícias já é um privilégio para a sociedade há algum tempo, desde que passamos a viver no chamado "Mundo Moderno", talvez podendo-se até intitular os tempos atuais como "Mundo Virtual". E parece que esse novo mundo foi abraçado principalmente pelos mais jovens. A maioria das pessoas que utilizam a internet, especificamente para uso de sites de relacionamentos, blogs e e-mails, tem entre 16 e 24 anos, e costumam passar de 1 a 5 horas no computador, evidência mais do que clara sobre o quanto esse mecanismo influencia nossas vidas.
Na era em que livros viraram arquivos que podem ser baixados e cartas transformaram-se em e-mails, muitos educadores preocupam-se com o talvez detrimento da gramática correta, já que não é possível controlar o que é escrito na internet. Por esse motivo, é essencial tomarmos cuidado com o que e onde procuramos informações, já que qualquer um é capaz de postar sua opinião e afimá-la na web, sem esquecer de saber separar o famoso "internetês" da linguagem adequada.
Essa conexão é presente diariamente na vida de grande parte das pessoas hoje em dia, e tende só a aumentar muito mais. E com o aumento da procura, aumenta-se também a quantidade de postagens, podendo influenciar na qualidade dos conhecimentos expostos. O que não implica na consciência de que a internet é, sim, uma ótima forma de transmitir notícias e fatos de modo prático e rápido, contanto que não sejam incautos em sua procura.
Facilidade de Informação
Renan G.N dos Santos
As Utilidades do Mundo Digital
Internet, acesso ao conhecimento
A Internet faculta todo e qualquer tipo de informação. Apesar da disponibilidade de inúmeros textos e artigos redigidos por renomadas Universidades e também de páginas com fundamento científico e comprometimento com a verdade, o excesso de dados obtidos em diversos sites de busca gera uma associação entre a divulgação e a credibilidade de informações.
Nessa overdose de notícias do mundo globalizado, na qual a Internet é usada como instrumento de estudo, é preciso filtrar tudo que se é lido, desde sua origem ao conteúdo e opiniões emitidas por meio deste. Apesar da criação da Biblioteca Digital Mundial, encontra-se muito lixo eletrônico, sem qualquer tipo de base ou veracidade. Para coletar informações corretas, é necessário realizar diversas pesquisas e selecioná-las através da vigilância epistêmica, pois a Internet inevitavelmente vincula credibilidade a tudo aquilo que se é divulgado.
Ao analisar um texto, é preciso depurá-lo desde seu desenvolvimento à síntese da ideia transmitida. Para isso, verifica-se a existência do ponto de vista explícito do autor ou sua imparcialidade. É interessante consultar diversas opiniões sobre a temática centra abordada e averiguar sob quais fundamentos foram elaborados o texto. A democratização da Internet atribuiu a qualquer pessoa, sem que haja o mínimo de estudo e conhecimento, o direito de relatar seus pensamentos e ideologia. Mesmo com a diversidade de informações, o acesso a coletâneas na íntegra, com riqueza de detalhes, aprimoram e aumentam a cultura e o conhecimento de inúmeras matérias.
Conclui-se que apesar da Internet disponibiliza de algumas informações incorretas, e sem fundamento, ela é uma ferramenta essencial ao acesso de obras e dados de valor culturalmente inestimáveis, formando assim uma elite cultural com capacidade de validar a credibilidade de qualquer artigo e de criar sua própria opinião sobre os mais abrangente assuntos.
Raquel Ortega
terça-feira, 22 de março de 2011
O mundo em um clique
Beatriz Andrade
A Sociedade da Informação
O contato que ela estabelece entre a realidade e o indivíduo auxilia na bagagem de conhecimento do usuário. Isso contribui para a formação de um trabalhador altamente instruído e informado. A empresa que possuir a mão de obra desse trabalhador se desenvolverá mais rápido já que terá mais um ser com alto conhecimento compondo a equipe.
Outro benefício que a Internet também proporciona e o motivo pelo qual há um grande número de usuários é a praticidade como que as pessoas comunicam-se. Cartas não são usadas tanto como antigamente e a troca de e-mails agora faz parte do cotidiano da maioria dos brasileiros.
Marcela Fernandes Xavier
Desenvolvimento Responsável
O Tempo Virtual
A cada ano a quantidade de pessoas que ingressam no mundo digital aumenta significativamente. Atribui-se esse crescimento, em grande parte, à substituição da linha discada pela banda larga. Além disso, é necessário constatar que o Brasil é um país extremamente informatizado. Nos dias atuais, pagamentos de contas, transferências bancárias e até mesmo declarações fiscais são feitas via internet.
Sara Baptista
O Mundo Digital
Mundo digital
Internet no cotidiano
Conforto Digital
segunda-feira, 21 de março de 2011
O Mundo da Era Digital
Porem, informações vindas de todas as partes do globo terrestre, sobre todos os assuntos e com milhares de opiniões, nem sempre todas possuem total embasamento no assunto, em que a maioria não aparentam ser confiáveis e para poder achar uma matéria que se possa utilizar é preciso analisar cada ponto. A rede possui diversas ferramentas onde todos podem encontrar fatos históricos, aprender diferentes idiomas, conversar com o mundo e se divertir e informar. Mesmo com todas essas possibilidades é necessário achar uma maneira de identificar o que seja útil.
Camila Lucio - n 08
Se antes, era necessário ir à biblioteca e passar horas pesquisando em livros, hoje, sem sair de casa, teclando apenas alguns botões, podemos nos comunicar com pessoas distantes ou próximas.
Luisa Prado
Usufruto Digital
domingo, 20 de março de 2011
Se bem usada, a internet é fantástica em diversos aspectos. No século XX, as pessoas imaginavam se um dia existiria um telefone que possibilitaria ver umas as outras durante a conversa. Hoje, graças à internet, isso já é possível através de programas como, por exemplo, o Skype, que permite ver qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo durante a conversa, sem precisar usar o teclado. Outro benefício são os e-mails, que substituíram o uso de cartas. Antes, estas demoravam dias para chegar a um determinado local, mas com o uso deste recurso, as mensagens chegam bem mais rápido, a ponto até de serem instantâneas, como é o caso de alguns programas, como o MSN.
No aspecto da informação, a interntet pode ser uma forte aliada; ou não... Encontra-se uma enorme variedade de informações sobre um mesmo tema, o que é maravilhoso poder entender as mais diferentes opiniões; porém, é preciso saber separar o que realmente é verdadeiro e confiável! Por meio da liberdade que se tem na internet, qualquer pessoa pode escrever informações sobre um determinado tema, como se não precisasse se basear em algum rigor científico. Vendo por esse lado, a liberdade proporcionada pela internet é uma coisa ruim, uma vez que as pessoas apenas repassam as informações adiante, sem ter realmente um conhecimento sobre o assunto.
Dessa forma, é necessário ter cuidado com tudo que se lê no mundo digital. Cada pessoas tem quem procurar respostar com consciência e de preferência em sites criados por universidades, que apresentam textos feitos por especialistas nos mais variados assuntos.