O século XXI é fortemente marcado por um processo chamado “globalização”, no qual o avanço tecnológico permitiu a troca de informações entre todos os cantos do mundo. Esse longo passo a frente dado pela população mundial inclui, principalmente, a facilitação do acesso à internet. Como toda grande novidade, essa ferramenta divide opiniões positivas e negativas devido à quantidade absurda de informações que ela pode abranger. Até que ponto o uso desse baú de dados é seguro? Na realidade, apesar de haver pontos de vistas opostos e compreensíveis, responde-se essa pergunta com a vigilância epistêmica de cada um.
Como cada passo que uma criança aprende a dar sozinha, saber pesar a credibilidade das informações com as quais se tem acesso é um processo contínuo e que exige um pouco de maturidade e costume. Não há nada mais importante do que saber lidar e distinguir o bom do ruim, com tudo que temos contato e com a internet não seria diferente. Ao deparar-se com esse meio, o internauta tem em suas mãos um leque de opções de lazer, pesquisa e estudo imenso, e é obvio que entre milhões de páginas disponíveis, poucas podem ser consideradas fontes sérias. Fora isso, é necessário que esse usuário tenha a noção da responsabilidade que tem sobre tudo que se propõe a divulgar.
Quando busca-se aprofundamento em determinado assunto, o mais importante é reunir a maior quantidade de dados, procurar entender os motivos que defendem aquele ponto e conseguir, ao menos refletir, com as opiniões opostas à essa defesa. É sempre interessante que a realização dessa pesquisa seja feita através de diferentes moldes de ideias como artigos, teses, críticas, estatísticas e imagens. Pelo fato do universo eletrônico ter a capacidade de disponibilizar informações dadas por milhões de pessoas, de diferentes lugares do planeta, ela torna-se um meio facil para se obter qualquer conhecimento desejado com riqueza de detalhes e de forma instantânea.
Dessa forma, fica claro que o usuario da internet eh quem tem que fazer suas escolhas, usando o bom senso para discernir as desprezíveis, das consideráveis. Se esse instrumento do mundo moderno é algo que trouxe tantos benefícios, é preciso que as criticas sejam cautelosas e bem fundadas, para terem coerencia. Essa inovação foi criada em prol da humanidade, basta saber torná-la uma aliada nos estudos, na troca de culturas e aumento de conhecimento intelectual. Afinal essa democratização de dados é um direito de todo ser humano responsável.
Giulia Zanetta
Nenhum comentário:
Postar um comentário