sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Novos temores de crise na Europa e nos EUA derrubam mercados

Atualizado em 4 de agosto, 2011 - 17:52 (Brasília) 20:52 GMT

As novas medidas do Banco Central Europeu e o alerta de contágio da crise feito pela Comissão Europeia convulsionaram as bolsas de valores nesta quinta-feira. A turbulência chegou ao Brasil, onde a Bovespa fechou em baixa de 5,72%, a maior desde novembro de 2008.

O alerta feito pela Comissão Europeia ocorreu dois dias depois que o governo dos Estados Unidos chegou a um acordo de última hora com o Congresso para aumentar o teto de endividamento do país, evitando um calote na sua dívida.

Para o professor Armando Castelar, da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, ainda é difícil precisar se a queda foi pontual ou se vai continuar nos próximos dias.

"O quase calote dos Estados Unidos e o acordo da Grécia que ainda não foi implementado dão uma percepção de maior risco político", diz Castelar.

Nesta quinta-feira, o presidente do Banco Central europeu, Jean-Claude Trichet, disse que a instituição deve comprar títulos de países com dificuldades. Além de Grécia, Portugal e Irlanda, que já receberam pacotes de resgate, Itália e Espanha vem aumentar o nível de desconfiança em relação aos seus papéis.

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, também admitiu que as medidas adotadas pela União Europeia têm se mostrado insuficientes para conter a crise, que segundo ele já não está mais localizada apenas na periferia da zona do euro.

Ao fim do dia, a bolsa de Frankfurt fechou em baixa de 3,4%, enquanto a de Londres caiu 3,43%. Em Nova York, o índice Dow Jones caiu 4,3%. Já o índice Nasdaq, de empresas de alta tecnologia, teve queda de 5,1%. Em São Paulo, a Bovespa fechou em -5,72%, a 52.811 pontos.

Para Castelar, o mercado financeiro pode estar se ajustando à realidade de outros setores da economia.

"A recuperação das bolsas após a contração econômica (a partir da crise de 2008) foi muito maior que o restante da economia. As bolsas se recuperaram quase ao nível pré-crise, enquanto o crescimento econômico foi muito baixo e o desemprego continua em alta (nos EUA e na Europa)", diz.

"Parece haver um realismo por parte dos investidores. E agora há um reconhecimento de que deve haver um ajuste nas contas dos países ricos", diz.


Leia o artigo completo no site: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/08/110804_bolsas_queda_bovesva_mm.shtml

Obs.: As férias escolares acabaram, portanto vamos continuar com as postagens.


Engenharia da Poli chega a baixada santista



Já em 2012 a cidade de Santos abrigará instalações de Engenharia de Petróleo e Gás.

O novo campos será instalado dentro da área da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) localizada atrás do colégio Cesário Bastos, na Vila Mathias. Os estudantes da região interessadosna disciplina já poderão se inscrever no vestibular da USP (Fuvest 2012), cuja primeira fase acontecerá no próximo dia 27 de novembro.

Para mais informações acesse >> http://www.usp.br/imprensa/?p=11132