quinta-feira, 24 de março de 2011

A informação virtual


O mundo digital nos dias atuais tem um grande papel na formação cultural dos jovens de quase todo o mundo. Com a globalização,a internet se tornou uma das fontes de informação de mais fácil aceso. Utilizada por pessoas de todas as faixas etárias, que a procuram pelos mais diversos motivos. Porém, quais são as conseqüências dessa disponibilidade de informações para os jovens? Muitas vezes, essa facilidade de acesso pode ser confundida com excesso e no meio de tantos textos e conteúdos, pode haver informações falsas e sem fundamento.
 Na maioria das vezes, quando se pensa em pesquisar sobre determinado assunto, a primeira ferramenta que nos vem à cabeça é a internet, e não mais livros e enciclopédias. O que é muito bom, levando-se em conta a rapidez e facilidade com que se consegue acessar conteúdos e páginas de todo o mundo com apenas alguns cliques.
 Infelizmente, a era digital não trouxe apenas benefícios à humanidade. Um grande defeito do mundo digital que vem sendo analisado é a linguagem utilizada pelos internautas e como isso pode acarretar problemas no aprendizado da escrita e na produção textual. Muitos estudiosos acreditam que não há prejuízos à norma culta porque uma aprendizagem não se dá em detrimento da outra. Contudo, nota-se que mesmo os jovens que possuem um bom nível de escolaridade e constantemente utilizam esse tipo de linguagem com erros, podem acabar tendo problemas de ortografia.
Outro problema que vem sendo detectado, é o fato de que muitas vezes, os livros são trocados por páginas da web, o que pode acabar fazendo com que a juventude perca o hábito da leitura. O que não é bom, pois apesar de podermos encontrar todos os tipos de textos na web, ao contrário dos livros, muitos não são confiáveis e podem conter informações falsas.
 Assim, conclui-se que apesar de todos os grandes benefícios que o mundo digital tem nos proporcionado e dos avanços obtidos com o mesmo, é preciso tomar cuidado com os conteúdos acessados e com a frequência com que se usa de toda essa tecnologia. Afinal, nada em excesso é bom.

Isabela Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário