quarta-feira, 23 de março de 2011

A nova era virtual

            É fato comprovado que cresce a cada dia mais a acessibilidade à internet para toda a população do mundo. Como qualquer outro meio de informação, existem seus lados negativos, o que não significa que os pontos positivos devam ser ignorados. Pelo contrário, a rapidez e grande quantidade de diferentes dados podem ser muito proveitosas, mas sem deixar de ter cautela com o que é considerado verdadeiro.   
             A total disponibilidade de notícias já é um privilégio para a sociedade há algum tempo, desde que passamos a viver no chamado "Mundo Moderno", talvez podendo-se até intitular os tempos atuais como "Mundo Virtual". E parece que esse novo mundo foi abraçado principalmente pelos mais jovens. A maioria das pessoas que utilizam a internet, especificamente para uso de sites de relacionamentos, blogs e e-mails, tem entre 16 e 24 anos, e costumam passar de 1 a 5 horas no computador, evidência mais do que clara sobre o quanto esse mecanismo influencia nossas vidas.   
             Na era em que livros viraram arquivos que podem ser baixados e cartas transformaram-se em e-mails, muitos educadores preocupam-se com o talvez detrimento da gramática correta, já que não é possível controlar o que é escrito na internet. Por esse motivo, é essencial tomarmos cuidado com o que e onde procuramos informações, já que qualquer um é capaz de postar sua opinião e afimá-la na web, sem esquecer de saber separar o famoso "internetês" da linguagem adequada.   
             Essa conexão é presente diariamente na vida de grande parte das pessoas hoje em dia, e tende só a aumentar muito mais. E com o aumento da procura, aumenta-se também a quantidade de postagens, podendo influenciar na qualidade dos conhecimentos expostos. O que não implica na consciência de que a internet é, sim, uma ótima forma de transmitir notícias e fatos de modo prático e rápido, contanto que não sejam incautos em sua procura.


Carolina Lyra

Nenhum comentário:

Postar um comentário