terça-feira, 31 de maio de 2011

Alguns trechos das redações feitas pelo Grupo 1 no segundo bimestre:


"A guerra sempre esteve presente na sociedade, a luta por território era algo comum antigamente; armas, soldados mortos, inocentes mortos; tudo isso era natural. Com o passar dos anos e séculos a sociedade foi desenvolvendo-se e gerou uma nova vião sobre a guerra. Não existe uma guerra boa e a guerra é algo desnecessário considerando o mundo desenvolvido, atualizado e civilizado em que vivemos. Tudo poderia ser resolvido com diálogos e/ou acordos. Um soldado na guerra custa por ano 64 vezes mais do que educar uma criança; esse dinheiro seria melhor aplicado na melhoria da educação e saúde."

Beatriz Andrade Vaz


"Viver em uma sociedade pacificada é o grande sonho de qualquer um. Como disse o humanista holandês Erasmo de Roterdam 'Se colocares numa parte da balança as vantagens e na outra as desvantagens, perceberás que uma paz injusta é muito melhor do que uma guerra justa.'."

Bruna Gonzalez Teles


"Numa sociedade, os cidadãos têm obrigações, mas acima de tudo têm direitos e numa guerra nenhum deles é levado em consideração. Cidadãos são tratados como peças em um jogo de xadrez em busca de um ideal que, muitas vezes, lhes foi imposto."

Eryka Menezes Pereira


"Coisas simples como expansão territorial,intolerância religiosa e até mesmo a busca pela paz há tempos são motivos para gerar guerras. Nos dias de hoje para algumas pessoas tanto a vida delas como a do próximo já não tem mais valor. Para solucionar qualquer conflito usam da violência e em muitos casos à morte."

Graziela Lisboa Gonzaga


"Por que é tão mais fácil fazer uma guerra do que tentar a paz? Por que o homem, ao longo de sua existência, vem mostrando-se como um ser guerreiro, sempre evoluindo com uma arma em mãos? Segundo o humanista holandês, Erasmo de Roterdam, "se colocares numa balança as vantagens e na outra as desvantagens, perceberás que uma paz injusta é melhor do que uma guerra justa." A tranquilidade deve existir a qualquer custo. Não importa o motivo do conflito, a guerra não resolve, só resultará em mais problemas. A única solução é acabar com a inimizade."

Mariana Pereira Carvalho


"No site do jornal da Folha, o escritor italiano Umberto Eco fez esta afirmação 'Na era da globalização, a paz global é impossível. ' Será que a paz é mesmo impossível? Para Buda a paz é um estado de espirito, ela não é somente a ausência de guerra; diante desse estado de espirito, ele escreveu: ' A paz vem de dentro de você mesmo. Não procure a sua volta'."

Samantha Carvalho Pipa

Nenhum comentário:

Postar um comentário