A Homofobia pode ser entendida como uma aversão de alguns individuos contra homossexuais gerando atitudes agressivas, em resposta a esta sensação de incomodo que é desencadeada pelo tabu da opção sexual. E esta ideologia vem se formando ao longo de vários governos, influenciando o pensamento de cada cidadão.
Em 1740, na China, a homossexualidade foi proibida e chegou a ser considerada como uma "desgraça social ou uma forma de doença mental"
Os homossexuais durante a Revolução Cultural Chinesa (1966-1976), tiveram um terrivel periodo, onde houve grande perseguição. Eles eram julgados e acusados por vandalismo ou perturbação da ordem pública, porque na época não havia nenhuma lei contra a homossexualidade.
Na União Soviética, no governo de Vladimir Lenin, descriminalizou a homossexualidade em 1922,um avanço na comunidade europeia e principalmente no mundo.Porém, no governo de esquerda, algumas pessoas consideravam a homossexualidade uma "doença burguesa". Mas a atitude liberal de Lenin durou apenas uma década e foi revertida por Joseph Stalin, que tornou a homossexualidade ilegal nos termos do artigo 121 até a era Yeltsin.
Na Alemanha, época do nazismo, a ideologia da homossexualidade era incompative com o que a ideologia nazi sustentava, ja que este tipo de comportamento não permitia a reprodução, fator fundamental para perpertuar a ‘raça superior’.
Por ironia, Ernst Röhm era homossexual e líder da Sturmabteilung, além de ser um dos homens de confiança de Hitler. Este tentou proteger Röhm de outras pessoas do Partido Nazi que consideravam sua homossexualidade como uma violação grave da ideologia fortemente homofóbica , mas depois Hitler considerou que este fato poderia ser uma ameaça a consolidação do partido no poder e autorizou a sua execução na chamada Noite das Facas Longas. Com a forte repressão contra os homossexuais, os mortos nos campos de concentração vão de 5 a 15 mil.
Atualmente, temos como exemplo a Coreia do Norte, como um país que proibe e condena a liberdade dos gays e acusam o fato da homossexualidade ser um vicio causado pela decadência da sociedade capitalista. Neste país ser homossexual pode render até dois anos de prisão. Porém, o governo norte-coreano diz que adotou a ciência e o racionalismo, e adimite que algumas pessoas nascem com a homossexualidade como um traço genético e os trata com o devido respeito.
No Zimbabue, o líder Robert Mugabe, tem feito grandes atos contra a expressão dos homossexuais no pais, alegando que antes da colonização o povo de seu país se envolvia em atos homossexuais. Sua primeira grande condenação pública da homossexualidade aconteceu em agosto de 1995, durante a Feira Internacional do Livro do Zimbábue. Ele disse em uma audiência: "Se você ver pessoas desfilando como lésbicas e gays, deve-se prendê-los e entregá-los à polícia!". A partir disto, em setembro de 1995, o parlamento do Zimbábue introduziu uma legislação proibindo atos homossexuais. Mas em 1997, um tribunal considerou Canaan Banana, predecessor de Mugabe e o primeiro presidente do Zimbábue, culpado de 11 acusações, de sodomia a indecência.
Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006
No Brasil o movimento LGTB esteve se unindo cada vez mais esforços para promover a cidadania, a igualdade e o combater a discriminação e os atos de violência. Nasce desta forma Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/2006, que torna crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, desta maneira o autor dos atos fica sujeito a pena, reclusão e multa.
O projeto foi aprovado no Congresso Nacional e alterará a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, caracterizando crime a discriminação ou preconceito de gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero.Dando a todos os cidadãos liberdade e o direito de ser o que quiser.Bianca Bellemo n°06
Camila Lucio n°08
Leonardo Buzo n°21
Marcela Fernandes n°23
Marcela Kyu n° 24
3° Leonardo da Vinci
Nenhum comentário:
Postar um comentário