Caracterizado pelo galopante aumento da econômia em 1980, a exemplo do vídeo ''a verdade acerca da economia'' , a maior parte dos lucros gerada foi para os mais ricos, obtendo 40% de toda a riqueza do mundo.Assim, reduziram suas taxas de impostos, devido ao poder político construído pelo acervo financeiro.
Então, aumentaram as taxas de impostos da classe média sem pensar em dívidas futuras.O salário também foi diminuido e a competição entre trabalhadores expandiu, uma vez que os imigrantes começaram a chegar.
Empréstimos, produtos, lucros, capital, mais-valia, estavam no auge.Com toda a empolgação da bolsa de valores subindo, o governo foi disponibilizando mais crédito para a população e aumentando as demandas de produção.E sem espera da quebra, de modo assustador, percebeu que os empregados não tinham mais dinheiro para pagar parcelas de dívida, e os capitais não viraram mais lucros.
De maneira prejudicial à população, devido ao defit na econômia, orgãos governamentais tiveram que diminuir investimentos na educação, estradas, pontes, saúde, tirando os direitos do cidadão que é descrito por leis, mas nem sempre posto em prática.
Os trabalhadores começam a brigar por cargos, como se o problema central fosse a competitividade e a falta de emprego para suprir a massa da população, invés de se unir como um todo e lutar a favor de melhores condições, salários, e contra todo o palperismo envolvido nisso, mediante às atitudes da elite e dos chefes de trabalho que só se importam com o sistema capitalista de obtenção de lucros.
Com a econômia quebrada, os salários da população baíxissimos e a viabilidade de disposição de créditos escassa, o desemprego sobe, e a ecônomia continua estagnada e quebrada, uma vez que a população não tem mais dinheiro para pagar os emprestimos e o Estado acumulou uma dívida enorme.
- Caroline Valdez
Nenhum comentário:
Postar um comentário