segunda-feira, 23 de maio de 2011

Todos contra a burca

Uma das características mais marcantes do Oriente Médio é a burca.

As imagens mais marcantes dessa região do mundo quase sempre envolvem vultos negros sem rosto, mulheres usando a burca. Ela é conhecida como o símbulo da opressão à mulher no oriente médio.

mulheres com o véu islâmico
No entanto, quando a França decide proibir a burca, mulheres islâmicas que vivem na França protestam ferozmente e o país é criticado por muitas organizações de defesa aos direitos humanos.

Por quê? Se a burca é uma coisa ruim, por que protestar?

Para começar, por que proibir a burca? A França decidiu proibir porque, por lá, é proibido expressar sua religião em público. Não que eles sejam violêntos ou algo do tipo, mas não existem colégios públicos católicos na França, por exemplo, porque eles consideram que religião, sua relação com Deus, é algo muito pessoal e não pode ser exibida na rua.

Olhando por esse ponto de vista, é correto que haja uma lei que proiba a burca, porque quando você usa a burca, você está gritando ao mundo "sou muçulmana"!

No entanto, acho que pensaram mal quando fizeram a lei, porque essa lei considera a burca exclusivamente um atributo religioso e não um símbolo cultural também.

Não muita gente sabe, existem vários tipos de véu:
E poucas pessoas sabem que as mulheres usam esses véus porque acham bonito, por opção:


Para essas mulheres, usar o véu não é um atestado de islamismo. Elas usam o véu, como nós usamos as roupas, para se cobrir, se preservar. Essa lei, para elas equivale o que para nós, seria andar de biquíni o tempo todo.

E, olhando por ESSE ponto de vista, parece muito machista ter que pagar 500 euros para me vestir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário